(84) 4042-2030 / 9694-0099

Acne

A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência – estima-se que entre 35% e 90% dos jovens nessa faixa etária sofram do problema. Em menor proporção, a acne pode atingir também adultos – 1% da população masculina e 5% da população feminina. Entre as mulheres, a acne é mais frequente dos 14 aos 17 anos. Entre os homens, pode chegar um pouco mais tarde, com maior frequência entre os 16 e 19 anos. As formas mais graves da acne são mais comuns no sexo masculino e as mais persistentes, no feminino, devido, principalmente à alta frequência dos distúrbios endócrinos.

Classificação da acne:

Grau 1: Surgem alguns cravos, que podem ser brancos ou pretos. É o início do desenvolvimento da acne, mas nesse estágio as espinhas não aparecem.

Grau 2: Surgem pápulas e pústulas. Nessa fase a pele já está bem oleosa e as inflamações estão avançadas deixando a pele com algumas elevações.

Grau 3: Surgem os nódulos, que aparecem nas camadas mais profundas da pele. Os cistos são avermelhados e causam dor.

Grau 4: Na fase 4, também estão presentes os nódulos e abscessos. Os cistos estão ligados e formam verdadeiros túneis que drenam o pus. A partir disso, surgem as cicatrizes de acne e lesões císticas.

Grau 5: Onde a doença é grave por estar associada a um quadro de imunossupressão, o indivíduo apresenta além da presença de lesões acneicas císticas, um quadro de queda do estado geral, sensações de dores fortes e até febre.

Qual é o tratamento indicado pra Acne?

O tratamento da acne será definido de acordo com o estágio da doença, mas em todos os tipos deve ser iniciado o quanto antes, para evitar principalmente o aparecimento de cicatrizes da acne.

São utilizadas medicações para uso diretamente na pele, e nos casos mais graves (pústulas, nódulos, etc..) é feito o uso de medicamentos via oral, a isotretinoina, que atua diretamente sobre a glândula seborréica, causando a expulsão do sebo e a diminuição do tamanho desta de forma permanente.

A desobstrução dos folículos, para evitar que as bactérias se proliferem e o quadro fique ainda mais grave, é o método utilizado por muitos esteticistas ao fazer a limpeza completa da pele, a fim de controlar a oleosidade e evitar que os cravos se tornem espinhas. Outros métodos eficazes é a microdermoabrasão (também conhecida como peeling de cristal) e o laser LED para acne.

O tratamento com o médico para as cicatrizes de acne é feito com laser não ablativo fracionado e o laser ablativo fracionado.

O acompanhamento de um dermatologista é imprescindível e o cuidado com a pele deve ser diário.

Faça o uso de um protetor solar qualificado, escolha uma alimentação saudável, e permita-se viver com a pele livre de qualquer impureza ou dano.